Foram chamados 21 atletas para as provas adultas e sub-20 da competição, que será disputada em fevereiro, em El Salvador, e servirá de qualificação para o Campeonato Mundial de Belgrado, na Sérvia, no dia 30 de março
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou na última quinta-feira (14/12) os 21 atletas que representarão o País na disputa do Campeonato Pan-Americano de Cross Country, no dia 24 de fevereiro, em El Salvador, na América Central. A competição é considerada muito importante porque será qualificatória para o Campeonato Mundial de Belgrado, na Sérvia, marcado para o dia 30 de março.
O presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos, anunciou os nomes dos representantes brasileiros em live pelo YouTube da entidade em nome da transparência na última convocação de 2023 e já visando 2024. “Quero saudar todos os atletas, assim como seu clubes, federações, apoiadores, patrocinadores, equipes multidisciplinares. Que sejam todos bem-vindos”, lembrou Wlamir. “Quero agradecer também a prefeitura de Poços de Caldas, por ter sido sede da Copa Brasil, um campo de golfe, que tem tudo para sediar um mundial.”
A convocação dos atletas foi feita com base nos resultados obtidos na Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country-2024, realizada no dia 26 de novembro, no Parque Ecológico Municipal Jardim Esperança, na cidade mineira de Poços de Caldas.
“Desejo a todos muito sucesso, que tenham em 2024 um ano de superação. Que aproveitem a oportunidade de representar o País da melhor forma possível. Eu tive o grande prazer de representar seleções de base e sei da emoção. Entendam a grandiosidade que significa representar uma seleção, estar num seleto grupo do atletismo num país com 200 milhões de habitantes e muitos praticantes”, disse Wlamir. “Na minha época de atleta eu chegava a dormir com o uniforme da seleção – tínhamos de devolver depois da competição. Agora, com o apoio da Puma, as coisas mudaram. O ano de 2024 será muito importante com várias competições internacionais, com destaque para os Jogos Olímpicos de Paris, em agosto.”
Destaque na convocação de dois atletas de Mato Grosso: Jânio Varjão e João Pedro Alves, ambos de Barra do Garças-MT.
Equipe feminina
10 km – Adulto
Núbia de Oliveira Silva (EAF-Jaguarari-BA)
Amanda Aparecida de Oliveira (Elite Runners-RJ)
Maria Lucineida Moreira (Pinheiros-SP)
Mirelle Leite da Silva (AAPD-PE)
6 km – Sub-20
Luize Rosa Braga (CASO-DF)
Sabrina Gabrieli Pena (PM Apucarana-PR)
Kauane Rebeca Joaquim (IPEC-PR)
Helena Mees Valério (PM São José dos Pinhais-PR)
4×2 km misto – Adulto
July Ferreira da Silva (Praia Clube/Exército/Futel-MG)
Livya Kezia Coimbra Leite (Praia Clube/Exército/Futel-MG)
Viviane da Cruz Lima (ADC São Bernardo-SP)
Equipe masculina
10 km – Adulto
Jonathas de Oliveira Cruz (Praia Clube/Exército/Futel-MG)
Lucas Paulo Ferreira Barboza (ADC Alto do Ipiranga-PE)
Jânio Marcos Varjão (Barra do Garças-MT)
Glenilson Gilbert de Carvalho (Associação de Campo Grande-MS)
8 km – Sub-20
Samuel Costa Santana (Praia Grande Vôlei-SP)
Gustavo dos Santos Silva (Orcampi-SP)
Pedro Henrique da Luz de Freitas (ASCORT-RS)
João Pedro Alves (Barra do Garças-MT)
4×2 km misto – Adulto
Leonardo Santos de Jesus (Pinheiros-SP)
Marco Túlio Gonçalves (Praia Clube/Exército/Futel-MG)
Jânio Marcos Varjão (Barra do Garças-MT)*
*Jânio obteve classificação no adulto individual e no revezamento
O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.