quarta-feira, 21 fevereiro, 2024
30.9 C
Alta Floresta

RECONHECIMENTO ESPORTIVO – Nadador e skatista mato-grossenses serão homenageados no Prêmio Sabino Albertão

Date:

Cida Rodrigues | Secel-MT
Felipe Lima e Ricardo Porva entrarão para o Hall da Fama da premiação realizada pela Secel-MT
O nadador Felipe Lima e o skatista Ricardo Porva serão homenageados na edição 2023 do Prêmio Sabino Albertão, que reconhecerá os destaques do esporte em Mato Grosso, em evento no dia 9 de dezembro, em Cuiabá. Os atletas mato-grossenses entram para o Hall da Fama da premiação por ajudar a levar o nome do Estado ao cenário esportivo nacional e internacional.

“A intenção da homenagem especial é reconhecer publicamente nomes que se destacam na história do esporte mato-grossense, deixando registrado trajetórias que serviram de inspiração a outros atletas”, explicou o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Jefferson Carvalho Neves.

O cuiabano Felipe Lima integrou a seleção brasileira de natação por 20 anos, e competiu nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e de Tóquio, em 2021. O atleta foi campeão Pan-Americano de natação nos anos de 2011, 2015 e 2019 e medalhista em campeonatos mundiais de natação. 
 

Atualmente, Felipe é membro do Conselho Técnico Nacional de natação e também integra a comissão de atletas da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Com o Instituto Felipe Lima (IFL), que foi implantado em Cuiabá, o atleta atua com projetos que promovem o desenvolvimento social por meio de atividades esportivas.

Divulgação

Ricardo Porva nasceu em Cáceres e, aos 11 anos, conheceu o skate. Depois disso, nunca mais conseguiu abandonar a modalidade, mesmo após se mudar para Curitiba (PR). Em 2002, ele se torna o primeiro atleta mato-grossense profissional de skate street e começa a conquistar as primeiras colocações em rankings nacionais e mundiais.

O skatista e a esposa dele são fundadores do Instituto Viva Iris, oficializado em 2019 com o objetivo de atuar por acessibilidade, inclusão, direitos, diversão e qualidade de vida às pessoas com deficiência. Antes, o casal já havia criado o Skate Adaptado, equipamento usado para andar de skate com a filha Iris, que é portadora da doença rara Atrofia Muscular Espinhal.

A homenagem especial durante o Prêmio Sabino Albertão também será feita à Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e à Academia Bodytech por meio da entrega do Troféu Amigo do Esporte. O tributo visa reconhecer a contribuição das instituições para a realização de grandiosos eventos esportivos no Estado. 

O Prêmio Sabino Albertão é uma realização do Instituto Kurâdomôdo em parceria com a Secel-MT, e produção da Bemtivi Academia de Arte. Além das homenagens especiais, serão premiadas 11 categorias esportivas que se destacaram entre julho de 2022 e julho de 2023. 

Dentre as categorias estão Atleta, Paratleta e Técnico do Ano, Gestor Esportivo, Time e representantes da comunicação esportiva. Também estão inclusos prêmios a projetos sociais, paralímpicos e de iniciação esportiva. 

Cada categoria possui de três a cinco indicados, que foram selecionados a partir de inscrições abertas ao público por meio de formulário online. Confira aqui os indicados.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Santa Maria estréia com vitória na rodada de abertura da Copa 60tinha

Dois jogos movimentaram a rodada de abertura da 3ª...

Fiscalização Ambiental multa proprietário de animal que atacou criança em Nova Mutum

No sábado, dia 10 de fevereiro, um incidente envolvendo...

Gestores esportivos do Nortão conhecem o “Sorriso + Esporte”

Levar a experiência de Sorriso no esporte. Compartilhar. E...

Copa Batom em Alta Floresta estão com inscrições abertas

A edição 2024 da Copa Batom de Futsal está...
Feito com muito 💜 por go7.com.br