quarta-feira, 21 fevereiro, 2024
30.9 C
Alta Floresta

E-book lançado em Alta Floresta aborda técnicas de serviços ambientais e ecossistêmicos na Amazônia. Ação realizada em Alta Floresta é destaque

Date:

Fabio Bonadeu/DC

Foi realizado na noite de terça-feira, dia 28 de novembro, na sala de reuniões da Prefeitura de Alta Floresta, lançamento oficial do e-book “Serviços ecossistêmicos e serviços ambientais de solo, água e carbono – Amazônia”.

Essa obra contou com participação de 34 autores, sendo quatro editores técnicos, divididos em 13 capítulos, com 267 páginas. Essa publicação é o resultado do Seminário de Integração dos Temas Solo, Água e Carbono na Bacia Hidrográfica Mariana I e II, realizado em Alta Floresta, de 4 a 6 de julho de 2019.

Para o pesquisador Lauro Charlet Pereira, essa obra contempla os resultados de esforços conjugados de uma equipe multi-institucional e interdisciplinar com foco principal nos serviços ambientais e ecossistêmicos no contexto da agricultura familiar em bacias e sub-bacias hidrográficas da região amazônica.

Para o diretor de Desenvolvimento Sustentável e co-autor do livro, José Alesando Rodrigues, essa obra materializa todo um trabalho executado pelos entes envolvidos. “Materializa uma pesquisa realizada na Bacia Mariana I e II, que envolveu Embrapa Meio Ambiente – São Paulo que, inclusive, contou com participação de autores de Alta Floresta”, pontua.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gercilene Meira Leite, destaca que este é um momento especial para Alta Floresta. “É um orgulho para nós ter esta obra prima, ela dá publicidade ao trabalho que já foi realizado em Alta Floresta”, parabeniza.

Importante destacar que este e-book traz dados sobre sustentabilidade da forma como aconteceu dentro das propriedades em Alta Floresta. Em um de seus capítulos aborda-se sobre o Pagamento dos Serviços Ambientais (PSA), que foi uma das ações do Projeto Olhos D’água da Amazônia. Em sua essência essa iniciativa deu protagonismo aos produtores rurais, ao mostrar que, com seu trabalho, o agricultor conseguiria ganhos financeiros, além é claro, de conservar as nascentes da Bacia Mariana, que é responsável pela captação de água do município.

“Alta Floresta mostrou que é possível contornar as adversidades. Esse livro relata com detalhes e números toda essa trajetória. E, tudo isso tornou-se realidade porque temos entidades como a Unemat, que foram grandes parceiros deste trabalho”, finaliza Gercilene. Para ter acesso ao livro clique aqui e baixe o e-book.

Confira o E-book serviços ecossistêmicos

https://www.altafloresta.mt.gov.br/fotos_noticias_downloads/108.pdf

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Santa Maria estréia com vitória na rodada de abertura da Copa 60tinha

Dois jogos movimentaram a rodada de abertura da 3ª...

Fiscalização Ambiental multa proprietário de animal que atacou criança em Nova Mutum

No sábado, dia 10 de fevereiro, um incidente envolvendo...

Gestores esportivos do Nortão conhecem o “Sorriso + Esporte”

Levar a experiência de Sorriso no esporte. Compartilhar. E...

Copa Batom em Alta Floresta estão com inscrições abertas

A edição 2024 da Copa Batom de Futsal está...
Feito com muito 💜 por go7.com.br