sexta-feira, 4 outubro, 2024
35.9 C
Alta Floresta

E-book lançado em Alta Floresta aborda técnicas de serviços ambientais e ecossistêmicos na Amazônia. Ação realizada em Alta Floresta é destaque

Date:

Fabio Bonadeu/DC

Foi realizado na noite de terça-feira, dia 28 de novembro, na sala de reuniões da Prefeitura de Alta Floresta, lançamento oficial do e-book “Serviços ecossistêmicos e serviços ambientais de solo, água e carbono – Amazônia”.

Essa obra contou com participação de 34 autores, sendo quatro editores técnicos, divididos em 13 capítulos, com 267 páginas. Essa publicação é o resultado do Seminário de Integração dos Temas Solo, Água e Carbono na Bacia Hidrográfica Mariana I e II, realizado em Alta Floresta, de 4 a 6 de julho de 2019.

Para o pesquisador Lauro Charlet Pereira, essa obra contempla os resultados de esforços conjugados de uma equipe multi-institucional e interdisciplinar com foco principal nos serviços ambientais e ecossistêmicos no contexto da agricultura familiar em bacias e sub-bacias hidrográficas da região amazônica.

Para o diretor de Desenvolvimento Sustentável e co-autor do livro, José Alesando Rodrigues, essa obra materializa todo um trabalho executado pelos entes envolvidos. “Materializa uma pesquisa realizada na Bacia Mariana I e II, que envolveu Embrapa Meio Ambiente – São Paulo que, inclusive, contou com participação de autores de Alta Floresta”, pontua.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gercilene Meira Leite, destaca que este é um momento especial para Alta Floresta. “É um orgulho para nós ter esta obra prima, ela dá publicidade ao trabalho que já foi realizado em Alta Floresta”, parabeniza.

Importante destacar que este e-book traz dados sobre sustentabilidade da forma como aconteceu dentro das propriedades em Alta Floresta. Em um de seus capítulos aborda-se sobre o Pagamento dos Serviços Ambientais (PSA), que foi uma das ações do Projeto Olhos D’água da Amazônia. Em sua essência essa iniciativa deu protagonismo aos produtores rurais, ao mostrar que, com seu trabalho, o agricultor conseguiria ganhos financeiros, além é claro, de conservar as nascentes da Bacia Mariana, que é responsável pela captação de água do município.

“Alta Floresta mostrou que é possível contornar as adversidades. Esse livro relata com detalhes e números toda essa trajetória. E, tudo isso tornou-se realidade porque temos entidades como a Unemat, que foram grandes parceiros deste trabalho”, finaliza Gercilene. Para ter acesso ao livro clique aqui e baixe o e-book.

Confira o E-book serviços ecossistêmicos

https://www.altafloresta.mt.gov.br/fotos_noticias_downloads/108.pdf

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Inscrições para vestibular 2025/1 da Unemat são prorrogadas até 4 de novembro

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) prorrogou...

Cerca de 4 mil profissionais e 7,2 mil câmeras do Vigia Mais MT vão reforçar a segurança nas Eleições 2024

Das câmeras, cerca de 1,8 mil estão instaladas dentro...

Marco La Porta é eleito Presidente do COB

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) terá um novo...

Diamond League 2025 terá 14 meetings e final nos dias 27 e 28 de agosto em Zurique

O nobre circuito de competições da World Athletics passará...
Feito com muito 💜 por go7.com.br