quarta-feira, 21 fevereiro, 2024
21.7 C
Alta Floresta

Desafio CBAt Loterias Caixa abre as competições de 2024

Date:

O evento, que será realizado nesta quarta-feira (10/1) em Bragança Paulista, é o primeiro do ano e seletivo para o Campeonato Sul-Americano Indoor de Cochabamba (BOL); o Brasil é bicampeão sul-americano e vai defender sua hegemonia

Bragança Paulista – O Desafio CBAt Loterias Caixa abrirá nesta quarta-feira (10/1) as competições nacionais de 2024. O objetivo é o de proporcionar aos atletas a oportunidade de conseguir marcas para a convocação para o Campeonato Sul-Americano Indoor de Cochabamba, na Bolívia, em 27 e 28 de janeiro. A competição será no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, na cidade de Bragança Paulista (SP), com entrada franca.

Os saltos com vara, em distância e triplo serão realizados na pista indoor, exatamente como ocorre nas provas realizadas no inverno dentro dos calendários dos países europeus e da América do Norte. O Desafio CBAt Loterias Caixa será aberto às 14 horas desta quarta-feira, com a disputa da final por tempo dos 60 m com barreiras masculino. A última prova está marcada para as 17:10, com a realização da final dos 3.000 m rasos masculino.

A competição é aberta para os 24 primeiros colocados nas provas de pista e para os 12 primeiros nas de campo no Ranking Brasileiro Adulto no período de 1 de janeiro a 22 de novembro de 2023. Estão inscritos 93 atletas, 33 no feminino e 60 no masculino.

Para o Sul-Americano Indoor, serão convocados no máximo dois atletas por prova, seguindo os seguintes critérios: o atleta deverá estar entre os seis primeiros colocados do Ranking Sul-Americano combinado no período de 6 de julho de 2023 a 10 janeiro de 2024; em caso de desistências, só será convocado o atleta que estiver até a terceira posição do Ranking Brasileiro combinado, no mesmo período; e os revezamentos 4×400 m serão compostos conforme disponibilidade de atletas classificados nas provas individuais.

O Ranking Brasileiro Combinado consiste na combinação dos Rankings Indoor e Outdoor. No caso de provas equivalentes que possuem distâncias diferentes na versão indoor e outdoor (60 m com barreiras/110 m masculino e 100 m com barreiras feminino, 60 m/100 m, 3.000 m/5.000 m) será considerado o resultado com a maior pontuação.

O Campeonato Mundial Indoor será realizado de 1 a 3 de março em Glasgow, Escócia, e o Brasil já tem atletas qualificados, dentre eles o arremessador do peso Darlan Romani, campeão mundial indoor em Belgrado-2022, na Sérvia.

“Quero colocar meu grupo de atletas para competir e avaliar a fase de treinamento”, disse o treinador Neílton Moura que inscreveu Talles Frederico Sousa Silva (IABC-SC), José Fernando Santana, o Baloteli, Pedro de Oliveira, Vitória Sena (todos do Praia Clube/Exército/Futel-MG) e Sarah Suelen Freitas (AAPD-PE).

O salto em altura feminino, que será realizado ao ar livre, reunirá as três primeiras colocadas do Ranking: Valdiléia Martins (Orcampi-SP), Maria Eduarda Barbosa, a Duda (Praia Clube/Exército/Futel-MG) e Arielly Monteiro Rodrigues (Pinheiros-SP) – as duas brigam pela segunda vaga na seleção pelo critério de desempate. A prova ainda terá Sarah de Freitas, quarta colocada no Ranking. No salto com vara feminino, que vai ser realizado em pista coberta, estão Juliana de Menis Campos (Exército/Praia Clube/Futel-MG), Beatriz Chagas (Pinheiros-SP) e Isabel Demarco Quadros (AABLU).

No Sul-Americano realizado em fevereiro de 2022 o Brasil foi bicampeão com 159 pontos, seguido pela anfitriã Bolívia (106) e Venezuela (64). Foram 16 medalhas de ouro, sendo duas delas com recordes no continente: o do catarinense Darlan Romani, no arremesso de peso (21,71 m) e o do mineiro Rafael Pereira, nos 60 m com barreiras (em 7s58), 10 medalhas de prata e 10 de bronze. Em 2020, o Brasil somou 124 pontos, contra 120 da Bolívia e 103 da Argentina, segunda e terceira colocadas na classificação final; ganhou 16 medalhas (9 de ouro, 3 de prata e 4 de bronze).

O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Presidente e diretores da FCDL/MT participam de reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio de Bens e Serviços do Estado

Assessoria de Imprensa/FCDL/MT Na manhã desta quinta-feira (15.02), o presidente...

Entrega da premiação da Campanha Ano Novo Vida Nova será nesta terça-feira

Assessoria de Imprensa/CDL Alta Floresta A CDL Alta Floresta realizará...

ITIQUIRA – Ex-prefeito e outros seis requeridos são condenados por improbidade

O ex-prefeito de Itiquira (a 357km de Cuiabá) Ernani...

Empresa instala ecoponto em cumprimento a TAC com Ministério Público

Em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta...
Feito com muito 💜 por go7.com.br