domingo, 14 abril, 2024
21.8 C
Alta Floresta

Janeiro Branco é o mês de conscientização da saúde mental e bem-estar

Date:

O ano de 2024 inicia-se com a campanha de conscientização as doenças mentais. A campanha conhecida como Janeiro Branco visa alertar a sociedade para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.

De acordo com o Ministério da Saúde as doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatos, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Também entram nessa relação os transtornos de humor, esquizofrenia e transtorno bipolar. Em Alta Floresta, o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), atende pessoas de todas as faixas etárias que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta que a depressão está em quarto lugar entre as principais enfermidades, respondendo por 4,4% das doenças durante a vida. Ainda segundo a OMS, a depressão ocupa o primeiro lugar quando considerado o tempo vivido com incapacidade ao longo da vida, correspondendo a 11%.

Segundo o portal do Ministério da Saúde, estudos mostram prevalência ao longo da vida em até 20% nas mulheres e 12% para os homens. Entre os fatores de risco estão o histórico familiar, transtornos psiquiátricos correlatos, estresse crônico, ansiedade crônica, disfunções hormonais, dependência de álcool e drogas ilícitas, entre outras.

Ainda segundo dados da OMS, cerca de 5,8% da população brasileira sobresofre de depressão, ou seja, 11,7 milhões de pessoas. Ainda na América Latina, o Paraguai aparece com 5,2%, Uruguai 5% e Chile 5%. Para atendimento em Alta Floresta os cidadãos podem buscar orientar nas unidades de saúde ou ainda direto no CAPS, na rua B1, prédio da Fundação Servir.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Colíder! PP apresenta time forte para a Câmara Municipal e busca vice na chapa de Maninho

O partido está trabalhando o nome do vereador Luciano...

OLIMPUS – Atleta de 14 anos do programa de bolsa do Governo de MT é convocado para Sul-Americano de Tênis

Além de representar o Brasil em competição na Bolívia,...

Equipe de Saúde Bucal participa de Ação Solidária

Foi realizado em Alta Floresta, no bairro Cidade Alta,...
Feito com muito 💜 por go7.com.br