domingo, 26 maio, 2024
29.2 C
Alta Floresta

Missão altaflorestense conhece centro de reciclagem de Colônia

Date:

(ascom)

Integrantes da missão altaflorestense em viagem à Alemanha conheceram o Centro de Reciclagem da cidade de Koln-Colônia. Foi o primeiro compromisso oficial da visita iniciada neste domingo (15). A missão ainda deve visitar Eschweiler, Mohnheim e Nuremberg para discutir e desenvolver projetos sobre desenvolvimento sustentável e inovação. A visita é resultado de um projeto de sustentabilidade corporativa implementado pela FGV Projetos em Alta Floresta para a multinacional energética ENEL Green Power. O projeto gerou múltiplas oportunidades de desenvolvimento sustentável.

A AGV é uma companhia especializada em eliminação de resíduos e reciclagem que desenvolveu na cidade de Koln a gestão do lixo urbano. O diferencial é que uma parte do lixo vai para a geração de energia elétrica, outra parte é vendida para as indústrias que necessitam de matéria prima para combustão. De outra parte é gerado adubo orgânico para comercialização. “O interessante que aqui todo o lixo é de interesse, que a legislação não permite que seja aproveitado apenas alguns itens do lixo, como latinhas de alumínio ou papelão, para ser comercializado, mesmo que seja em forma de cooperativas como no Brasil. O lixo é interessante como um todo, e não só o lixo orgânico. Existe toda uma estrutura na legislação local para a boa gestão do lixo”, opinou Jose Alesando Rodrigues, diretor técnico do projeto Olhos D’Água da Amazônia, que acompanha o prefeito Dr. Asiel Bezerra na Missão Alemanha. O Secretário Adjunto de Indústria e Comércio, Sérgio Passos, também integra a missão altaflorestense.

Os altaflorestenses, que estiveram acompanhados na visita por representantes do Centro de Reciclagem e por Marco Contardi e Kathrin Zeller, da FGV EUROPE, observaram uma estrutura de alto nível que permite separar os materiais que podem ser reciclados e os que vão virar material de combustão para energia. Além do centro de reciclagem, o grupo seguiu em comboio em outro local, distante cerca de 50 km, para conhecer o aterro sanitário que produz metano e onde parte do lixo é enterrada em camadas.

Nesta segunda-feira, 16, a missão visita a cidade de Eschweiler no Estado da Renânia do Norte-Vestefália, cujo objetivo é estabelecer uma parceria para troca de conhecimentos e desenvolvimento de projetos conjuntos nas áreas de uso sustentável dos recursos naturais, meio ambiente, energia, mudanças climáticas e desenvolvimento social.

Aproveitando a viagem, a comitiva liderada por Asiel Bezerra pretende visitar a Monsanto, que em meados de 2016 foi adquirida pela alemã Bayer, que atua no segmento farmacêutico e de produtos químicos. A norte-americana Monsanto, líder mundial dos herbicidas e engenharia genética de sementes, foi adquirida por 66 bilhões de dólares. Uma das propostas da Bayer/Monsanto é fomentar projetos sustentáveis e mudar a maneira como o mundo vê a Monsanto, agora com uma preocupação mais forte com o meio ambiente. “Nós vamos convidar os novos donos da Monsanto para que venham à Alta Floresta, conheçam a nossa realidade e que analisem, quem sabe, a possibilidade de construir a sede nacional na Monsanto. Eu sempre digo que Alta Floresta se transformará numa das mais importantes cidades de Mato Grosso e essa visita poderá gerar grandes negócios para o município”, aposta Asiel Bezerra.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Na véspera do sorteio, Marquinhos Xavier projeta Copa do Mundo

Sorteio dos grupos acontece neste domingo (26), às 13h...

CBFS anuncia cancelamento da 10ª Taça Brasil sub-17 feminina

A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) anunciou o cancelamento...

CARLINDA: Grave Acidente na MT-320 Deixa Caminhonete Destruída

Carlinda, MT - Um grave acidente de trânsito foi...

Tiro de Guerra realiza formatura em comemoração aos 36 anos da unidade em Alta Floresta

O Tiro de Guerra 09-001 realizou, na noite de...
Feito com muito 💜 por go7.com.br