domingo, 26 maio, 2024
22.1 C
Alta Floresta

Sicredi na Comunidade – Plataforma possibilita que sociedade também contribua para os programas educacionais

Date:

Em 2023, mais de 500 mil crianças e adolescentes foram impactados pelos programas

Mais de 4 milhões de crianças e adolescentes já foram impactados pelos programas educacionais da Fundação Sicredi, sendo aproximadamente 500 mil apenas em 2023. Agora, associados ao Sicredi e a comunidade também podem contribuir para os programas A União Faz a Vida, Cooperativas Escolares e Jornada da Educação Financeira nas Escolas, por meio da Plataforma Sicredi na Comunidade. O objetivo é potencializar as ações no Brasil, mobilizando as pessoas para colaborarem com as iniciativas.

“Os programas da Fundação Sicredi já estão transformando a vida escolar de milhares de alunos em todo o País, mas sabemos que os desafios na educação são diversos. Por isso convidamos a sociedade para cooperar junto conosco, possibilitando mais investimentos na educação de crianças e de adolescentes e, consequentemente, um futuro mais próspero”, afirma Romeo Balzan, superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade do Sicredi.

De acordo com o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), a população brasileira vê de forma cada vez mais positiva a doação, sendo que mais de 80% da sociedade acredita que o ato de doar faz a diferença. “Quando somamos forças, multiplicamos a cooperação. Por isso, além de impulsionar ainda mais a educação por meio de nossos programas, queremos engajar as pessoas, despertar em cada um o sentimento de cooperação. Para nós, toda a doação é uma parte importante em busca de uma transformação social, é um investimento no presente para construir o futuro que queremos para nosso País”, salienta Balzan.

Iniciativas e programas educacionais da Fundação Sicredi

Com mais de 28 anos, A União Faz a Vida é o principal programa de educação do Sicredi. Sua metodologia própria estruturada nas pedagogias ativas propõe o aprendizado baseado no desenvolvimento de projetos por parte dos alunos e enfatiza as interações, interesses e curiosidades dos estudantes, contribuindo com o seu desenvolvimento integral. Segundo estudo realizado pela Fundação em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), a cada R$ 1 investido no Programa, R$ 4,07 são devolvidos em forma de impacto positivo para a sociedade.

Já o Programa Cooperativas Escolares visa ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, que vivenciam experiências dos valores e princípios do cooperativismo, por meio de atividades voltadas para o desenvolvimento de competências como liderança, criatividade e cidadania.

Por fim, a Jornada da Educação Financeira, uma iniciativa do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, tem como objetivo possibilitar que as crianças e as comunidades escolares alcancem uma vida financeira sustentável. A Jornada é voltada para a formação de professores e conecta o tema com o currículo escolar por meio do planejamento e práticas pedagógicas.

Conheça mais sobre a relevância e impacto dos programas e iniciativas da Fundação em www.sicredi.com.br/nacomunidade/doacoes.

Sobre a Fundação Sicredi

A Fundação tem a função de manter viva a essência do cooperativismo na cultura do Sicredi, por meio do desenvolvimento da estratégia de sustentabilidade sistêmica e dos programas e iniciativas educacionais, sociais, culturais, ambientais e de governança. Mais informações em www.sicredi.com.br/fundacao.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Na véspera do sorteio, Marquinhos Xavier projeta Copa do Mundo

Sorteio dos grupos acontece neste domingo (26), às 13h...

CBFS anuncia cancelamento da 10ª Taça Brasil sub-17 feminina

A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) anunciou o cancelamento...

CARLINDA: Grave Acidente na MT-320 Deixa Caminhonete Destruída

Carlinda, MT - Um grave acidente de trânsito foi...

Tiro de Guerra realiza formatura em comemoração aos 36 anos da unidade em Alta Floresta

O Tiro de Guerra 09-001 realizou, na noite de...
Feito com muito 💜 por go7.com.br