sábado, 13 julho, 2024
25.8 C
Alta Floresta

Você sabia que Alta Floresta/MT abriga a maior árvore da América Latina?

Date:

Fonte – PrimeiraPagina

Ao todo, a árvore tem 61 metros de altura, 4 metros de circunferência e 304 metros quadrados de copa. Sua altura é equivalente a um prédio de 20 andares.

Grandiosa! Samaúma, também conhecida como paineira, que nasceu há mais de 300 anos, onde hoje é o território de Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, é a maior árvore da América Latina. O tamanho da árvore impressiona e deixa qualquer ao seu lado minúsculo.

Em 2022, a samaúma foi a vencedora na categoria Colosso Internacional do Concurso Ambiental Colosos de La Tierra, em razão de seu porte imponente e beleza.

Ao todo, a árvore tem 61 metros de altura, 4 metros de circunferência e 304 metros quadrados de copa. Sua altura é equivalente a um prédio de 20 andares.

O concurso Colosos de La Tierra é anual e teve origem no Paraguai, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação das florestas nativas e do respeito às árvores.

De acordo com Wagner Gervázio, da Fundação Servir, os critérios analisados no concurso para que a samaúma fosse a vencedora foi sua altura, tamanho da copa e o diâmetro. “Todas essas características fizeram com que ela fosse a vencedora”.

Weslei Butturi, analista de geotecnologia do ICV (Instituto Centro de Vida), explicou que a samaúma é da família Malvaceae, a mesma das barrigudas e baobás, e teve origem na região do México até o norte da América do Sul, e hoje pode ser encontrada no Brasil, na região amazônica.

“Outra característica dessa espécie são as suas sapopemas, que são suas esporas de raízes, que essa planta possui pra dar sustentação, pelo seu grande porte. E essa sapopema tem uma característica bem peculiar, de que elas conseguem emitir sons de longas distâncias dentro da floresta”, disse o especialista.

Além de seus impressionantes 61 metros, a samaúma também traz um grande significado: é considerada sagrada por diversas culturas tradicionais, como uma grande mãe que protege os seres da floresta.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Lutador mato-grossense encara norte-americano pelo cinturão da LFA

Mulisha aceitou o desafio, mesmo com lutador norte-americano John...

ZPE de Cáceres é liberada para operação pelo Ministério do Desenvolvimento

Quatro empresas aguardam análise de projetos para se instalarem...

Museus da Secel promovem atividades no período de férias escolares

O Museu de História Natural e o Museu de...

Várzea Grande sedia etapa estadual dos Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses

O município de Várzea Grande sedia a partir desta...
Feito com muito 💜 por go7.com.br