domingo, 14 abril, 2024
21.8 C
Alta Floresta

Ministros André Fufuca e Camilo Santana abrem conversas por ações conjuntas entre Esporte e Educação

Date:

Ministério do Esporte (MEsp) e Ministério da Educação (MEC) se reuniram para iniciar a articulação de ações conjuntas no âmbito do esporte educativo. A retomada de obras comum às duas áreas em todo país e os investimentos tanto nas estruturas quanto em ações para a promoção da prática esportiva com inclusão nas escolas foram os destaques da conversa que reuniu amplo corpo técnico de ambas as pastas.

“Ficamos muito sensibilizados com visita e o interesse do ministro Camilo Santana de vir ao Ministério do Esporte nesta visita de cortesia na qual apresentamos projetos que, de nossa parte, avaliamos que são de grande valia se feitos de maneira articulada”, reiterou o ministro André Fufuca.

Para o ministro, a intenção do MESp é avançar em um projeto construtivo de médio e longo prazo para o esporte brasileiro e as nuances que se relacionam com outros ministérios como Educação, Saúde e Desenvolvimento Social.

Entre os projetos que podem ser implementados em parceria, o ministro André Fufuca destacou a nova edição do Programa Segundo Tempo, que promove atividades esportivas no contraturno escolar e auxilia na complementação da Escola de Tempo Integral; o programa TEAtivo que atende crianças e jovens dentro do espectro do autismo, de 6 a 18 anos, sob a mesma concepção de contraturno do Segundo Tempo, mas com viés inclusivo e de integração, além da complementação das estruturas esportivas das escolas com espaços esportivos comunitários.

O ministro da Educação, Camilo Santana, colocou a equipe do MEC à disposição para o diálogo considerando o levantamento das áreas e identificação de necessidade que o ministério já possui.

“Compreendemos que a Educação e o Esporte têm uma integração muito forte que é uma das estratégias dentro da política do Tempo Integral para dar oportunidade para que crianças e jovens passem o dia nas escolas também para praticar esportes, então quanto mais a gente puder aproximar os dois ministérios com ações conjuntas, será melhor”, afirmou Santana.

A reunião reforçou a atenção e a sintonia dos dois ministérios com o compromisso assumido desde o início do mandato pelo presidente Lula sobre a conclusão de obras deixadas paralisadas pelo país nos últimos seis anos, que tomou forma legal no último mês de novembro com sanção presidencial da lei que instituiu o Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas, oriunda do Projeto de Lei 4.172/2023.

Pelo MEC, participaram da reunião a secretária-executiva Izolda Cela; a secretária nacional de Educação Básica, Katia Schweichkard; a secretária de Educação Superior, Denise Pires de Carvalho; a secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais, Janaína Farias; o diretor de Informações Estratégicas e Inovação, Evanio Antonio de Araújo Junior; a diretora de Apoio à Gestão Educacional, Anita Gea Stefani; a diretora de Programa, Gilvana Linhares; o diretor de Projetos, Alexandre Ribeiro e a chefe da Assessoria de Comunicação, Maria Fernanda Conti.

Também participaram o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios e a presidente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba.

Participaram pelo MEsp o secretário executivo Antônio Paulo Vogel; o diretor de projetos Alexandre Ribeiro Lopes; o secretário nacional de Esporte Amador Educação Lazer e Inclusão Social, Paulo Henrique Cordeiro e o chefe da Assessoria de Comunicação, Inorbel Maranhão Viegas.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte 

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Colíder! PP apresenta time forte para a Câmara Municipal e busca vice na chapa de Maninho

O partido está trabalhando o nome do vereador Luciano...

OLIMPUS – Atleta de 14 anos do programa de bolsa do Governo de MT é convocado para Sul-Americano de Tênis

Além de representar o Brasil em competição na Bolívia,...

Equipe de Saúde Bucal participa de Ação Solidária

Foi realizado em Alta Floresta, no bairro Cidade Alta,...
Feito com muito 💜 por go7.com.br