sábado, 20 abril, 2024
23.5 C
Alta Floresta

SANTIAGO 2023 – Brasil supera metas e faz a melhor campanha da história em Jogos Pan-americanos

Date:

Delegação alcança segunda colocação no quadro de medalhas, com recorde de ouros, jovens atletas e destaques femininos em Santiago 2023

Os Jogos Pan-americanos Santiago 2023 se encerraram no domingo, dia 5, mas já estão marcados na história. A maior delegação a competir fora do país mandou brasa e fulminou uma série de marcas, alcançando as metas estabelecidas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). O Brasil alcançou 40 vagas para os Jogos Olímpicos e conquistou 205 medalhas, sendo 66 de ouro, 73 de prata e 66 de bronze, com novo recorde do total de medalhas e de ouro. Com as conquistas em Santiago e o segundo lugar absoluto no quadro de medalhas, atrás apenas dos Estados Unidos, o Brasil comprova mais uma vez a evolução sustentável do esporte olímpico nacional, ampliando ainda mais o melhor período de sua história, inspirando a juventude e trazendo a expectativa de uma grande campanha em Paris 2024.

“Estou muito satisfeito com o desempenho brasileiro nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. O COB sempre quer fazer o amanhã melhor do que o ontem e esse era nosso objetivo. Sabíamos das dificuldades, mas sabíamos também que o trabalho do COB e das Confederações foi muito bem feito. Como sabemos do talento e potencial do atleta brasileiro, os verdadeiros astros dos eventos esportivos. Me enche de orgulho ver que hoje somos respeitados e estamos no lugar que merecemos estar no quadro de medalhas. Que o exemplo de nossos atletas alcance ainda mais a juventude brasileira, para que percebam os benefícios de uma vida pautada pelos valores olímpicos”, disse o presidente do COB, Paulo Wanderley.

O Brasil saiu de Lima 2019, há quatro anos, com os melhores números até então: 54 medalhas de ouro, 45 de prata e 70 de bronze, somando 169 pódios. A melhoria em Santiago é de mais de 20% no número de medalhas. Além disso, com as 40 alcançadas em Santiago, o Brasil chega a 143 vagas garantidas para os Jogos Olímpicos, o que dá maior tranquilidade a esses atletas e equipes para se prepararem da melhor forma possível.

“As metas do COB foram atingidas: número de vagas olímpicas, tanto atletas quanto equipes, número total de medalhas e de ouro. Também nos consolidamos entre os três principais países no quadro de medalhas. Conseguimos pela segunda vez ficar em segundo lugar. Então nossos objetivos foram alcançados, o que nos deixa estimulados e confiantes para que os Jogos Olímpicos de Paris”, afirmou Rogério Sampaio, chefe da missão brasileira na capital chilena. 

“Tanto o COB quanto as Confederações Olímpicas ou Pan-americanas vem buscando o aprimoramento de suas entregas. E esse somatório de esforços fez com que a gente chegasse a esse ótimo resultado em Santiago”, complementou o campeão olímpico em 1992 e diretor-geral do COB.

A evolução do Brasil nos Jogos Pan-americanos é sustentável, mas deu um salto nos últimos ciclos. Em Mar del Plata 1995, o país ficou em sexto lugar, com 18 ouros. Em Winnipeg 1999 e Santo Domingo 2003, foi quarto colocado. Com os Jogos em casa, no Rio 2007, veio uma sequência de terceiras colocações (também em Guadalajara 2011 e Toronto 2015). Nos Jogos Pan-americanos de Lima 2019, o Time Brasil chegou à segunda colocação, com mais dificuldades do que apresentou na campanha em Santiago 2003.

“O que me deixa mais satisfeito com o nosso resultado é ver a evolução de modalidades que até então nem em Jogos Pan-americanos a gente conseguia resultados satisfatórios. Em Santiago a gente teve muitos carros-chefes, como o boxe e a ginástica, para citar alguns. Mas ver o crescimento de outras modalidades reflete diretamente no quadro de medalhas. Esse é o nosso objetivo principal, trazer os resultados e medalhas e ver os atletas no alto do pódio”, disse o vice-presidente do COB, Marco La Porta.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Brasil fica com 2 bronzes Internacional de Parabadminton Espanha

Vitor Tavares perdeu nas semis do simples do Internacional...

Arthur Nory é bronze em Doha, mas não consegue vaga olímpica

O brasileiro Arthur Nory conquistou a medalha de bronze...

LEIS DE MATO GROSSO – STF valida cadastro de pedófilos e condenados por violência contra a mulher

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade,...

Via Brasil BR-163 – Programação Semanal de Obras na BR-163 e BR-230

Semana de 15/04/2024 a 20/04/2024 - Via Brasil BR-163, empresa...
Feito com muito 💜 por go7.com.br