quarta-feira, 21 fevereiro, 2024
30.9 C
Alta Floresta

Banco de Sangue de Alta Floresta realiza campanha de doação de sangue

Date:

Edemar Savariz

No dia 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data tem como objetivo agradecer aos que já são doadores de sangue além de sensibilizar a população para a importância da doação.

A enfermeira e coordenadora do Banco de Sangue de Alta Floresta, Karina Lino, informa que esta data não passará em branco em nossa cidade. “Estamos organizando a Semana do Doador de Sangue que vai iniciar no dia 21 com o encerramento no dia 25 de novembro. Todas as pessoas que doarem sangue neste período concorrerão a vários prêmios”, explica a coordenadora.

A doação de sangue é um ato nobre e solidário que desempenha um papel vital na saúde e na sobrevivência de inúmeras pessoas. Por meio da doação, os bancos de sangue podem fornecer transfusões sanguíneas a pacientes que enfrentam condições médicas graves ou submetidos a cirurgias complexas.

“É importante conscientizar que a doação de sangue, não somente em datas comemorativas, mais durante o ano todo. Muitas vidas são salvas com o sangue dos doadores e nunca sabemos quem poderá precisar. Doar sangue é um ato que engrandece a dignidade e a empatia do ser humano”, enfatiza Karina.

O vereador Adelson Servidor está engajado nesta campanha. “Doar sangue é um ato sublime que salva vidas, todos nós devemos abraçar esta causa e colaborar para que seja atingido o máximo de doadores possíveis, pois são vidas que serão salvas, e uma vida não tem preço”, disse o vereador.

Adelson complementa que todos os alta-florestenses devem contribuir para o sucesso da Semana do Doador de Sangue. “Como enfatizado, serão sorteados brindes para os doadores, então é importante que o comércio de Alta Floresta colabore com a campanha, faça uma doação de brindes. Por outro lado, as pessoas que estão aptas a doarem sangue, procurem o Banco de Sangue do município e façam a doação”, finaliza.

Doar Sangue é um procedimento simples e seguro, no qual uma pessoa voluntária doa uma pequena quantidade de sangue. Antes de ser disponibilizado para uso médico, o sangue doado é cuidadosamente testado para garantir que esteja livre de doenças transmissíveis.

DICAS:

Antes de ir doar sangue:

Não vá em jejum e alimente-se com alimentos leves

Evite alimentos gordurosos no dia da doação

Hidrate-se

Coleta

A coleta do sangue dura em torno de 15 a 20 minutos. Ela é feita com material esterilizado, descartável e não apresenta nenhum risco para a pessoa que está doando.

Depois de doar sangue

Faça um pequeno lanche e hidrate-se. Evite esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas, não fumar por cerca de 2 horas, evitar bebidas alcóolicas por 12 horas e não dirigir veículos de grande porte. Exercícios e práticas esportivas também devem ser evitadas logo após a doação.

Lembre-se

Mulheres podem doar sangue a cada intervalo de 90 dias, podendo fazer até 3 doações por ano. Homens podem fazer até 4 doações por ano, aguardando 60 dias de intervalo.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Santa Maria estréia com vitória na rodada de abertura da Copa 60tinha

Dois jogos movimentaram a rodada de abertura da 3ª...

Fiscalização Ambiental multa proprietário de animal que atacou criança em Nova Mutum

No sábado, dia 10 de fevereiro, um incidente envolvendo...

Gestores esportivos do Nortão conhecem o “Sorriso + Esporte”

Levar a experiência de Sorriso no esporte. Compartilhar. E...

Copa Batom em Alta Floresta estão com inscrições abertas

A edição 2024 da Copa Batom de Futsal está...
Feito com muito 💜 por go7.com.br