sábado, 25 maio, 2024
25.3 C
Alta Floresta

LAÇO COMPRIDO – Agrovila das Palmeiras terá a Primeira Festa do Laço Pantaneiro

Date:

A comunidade de Agrovila das Palmeiras, no município de Santo Antônio do Leverger, receberá, neste fim de semana (11 e 12 de maio), a Primeira Festa do Laço Pantaneiro. Um esporte raiz, onde peões de todas as idades podem participar na prova do “Laço Comprido”, utilizando a vaca mecânica, e que acontecerá na tradicional arena de rodeio da região. Serão R$ 30 mil em prêmios, e já conta com mais de 80 competidores inscritos de diversos municípios de Mato Grosso. A entrada é gratuita e começa sábado, das 8h às 22h, e segue com o Baile até raiar o dia. No domingo, além da competição e premiação até às 20h, terá almoço dançante com “churrasco no espetão”, gratuito, em comemoração ao Dia das Mães.

“Este é mais um produto para fomentar a Cultura Pantaneira e a comunidade de Agrovila das Palmeiras, que além de ter o famoso e tradicional rodeio realizado há 31 anos, pretendemos expandir nossa tradição da prática da prova do laço com a primeira festa, trazendo renda e oportunidade ao comércio local. Também lazer às famílias local e de toda baixada cuiabana”, destaca Manoel Teixeira, idealizador do Rodeio de Agrovila e parceiro da 1ª Festa do Laço Pantaneiro, junto com Neco da Bandeirantes.

E, sim, neste evento não existe um animal de verdade na competição. As provas são realizadas por meio de uma vaca mecânica motorizada, que é disparada e puxada por motocicleta. E já tem confirmado inscrições de equipes de Cuiabá, Poconé, Campo Verde, Jaciara, Primavera do Leste, Barão de Melgaco e do próprio município de Santo Antônio.

“Vamos fazer um grande evento na arena do Rodeio do Manoel Teixeira. E a ideia é manter a minha festa que acontece em Nova Querência, no município de Santo Antônio do Leverger, além desta Festa do Laço Pantaneiro. E, futuramente, acontecer um circuito do Laço Comprido. Muitos jovens e crianças começaram a aderir a esse esporte que é cultura e tradição”, frisa Neco da Bandeirantes, que é parceiro organizador da festa.

A atividade de laço, também conhecida como Laço Comprido, é uma técnica de habilidade e destreza que tem suas raízes na vida rural e no manejo do gado, além de entretenimento e lazer para a população.

Será uma celebração que homenageia as tradições e a cultura da população, influenciadas pela herança dos colonizadores e dos povos indígenas, com realização do Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, em rede com a organização da Equipe de Rodeios Manoel Teixeira e Neco da Bandeirantes.

Conta com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), via emenda parlamentar impositiva do deputado estadual Wilson Santos. 

LAÇO COMPRIDO

A prova do Laço Comprido não fere ou tortura o gado porque o único objetivo é realmente laçá-lo, não imobilizar. E neste evento tem-se a vaca mecânica. Os cavalos também são muito bem tratados, principalmente porque precisam estar saudáveis para ter um bom desempenho na corrida.

Em todas as modalidades do Laço Comprido, os juízes possuem uma conduta muito criteriosa com relação ao bem-estar dos animais, tanto dos bezerros quanto dos cavalos. São rígidos com relação aos instrumentos utilizados, a fim de averiguar se estão dentro das regras, observando a forma como o bezerro cai no solo.

Existe até mesmo uma Lei, a de número 13.364/2016, sancionada em 2016, elevando o rodeio e a vaquejada a expressões culturais nacionais e patrimônio cultural imaterial. Todas as expressões artísticas e culturais que fazem parte dessas expressões estão inseridas nesse cenário. Tais como as provas de laço, provas dos Três Tambores, Team Penning e Work Penning, Queima do Alho, entre outras.

Serão R$ 30 mil em prêmios, dividido em Forças A, B e C e D, também individual (os primeiros colocados em cada categoria concorrem ao prêmio individual, do 1 ao 4º) e duas premiações em Trio.

PROGRAMAÇÃO

O evento terá baile, segurança com efetivo da Polícia Militar, Praça de Alimentação e Bebidas, além de Parque de Diversão gratuito para as crianças.

Serão dois dias de evento. A programação de sábado será de competição, das 8h às 22h, e segue com a Banda Lambadão de Elite.

No domingo (12.05), a competição será das 8h até às 11h, com uma pausa para o almoço dançante, em comemoração ao Dia das Mães, onde será servido gratuitamente o churrasco no espetão, com música ao vivo de Lucianinho dos Teclados. E retorna com a prova do laço às 14h, até às 20h, com a premiação.

Os peões que quiserem participar podem se inscrever na hora ou antecipado pelo contato (65) 99210-3282.

Compartilhe:

você vai gostar...
Relacionado

Na véspera do sorteio, Marquinhos Xavier projeta Copa do Mundo

Sorteio dos grupos acontece neste domingo (26), às 13h...

CBFS anuncia cancelamento da 10ª Taça Brasil sub-17 feminina

A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) anunciou o cancelamento...

CARLINDA: Grave Acidente na MT-320 Deixa Caminhonete Destruída

Carlinda, MT - Um grave acidente de trânsito foi...

Tiro de Guerra realiza formatura em comemoração aos 36 anos da unidade em Alta Floresta

O Tiro de Guerra 09-001 realizou, na noite de...
Feito com muito 💜 por go7.com.br